quinta-feira, 28 de março de 2013

As 9 descobertas científicas importantes feitas em 2012

1. Erradicação da Malária e tratamento para surdez

      São Paulo – Uma descoberta anunciada esta semana na África do Sul pode ser a resposta para a erradicação da malária. Desenvolvido por cientistas da Universidade da cidade do Cabo, o medicamento, chamado MB 390048, promete combater os cinco tipos da doença com apenas um comprimido de dose única.

2. Nova espécie de humanos é encontrada no Quênia

     Em 1972, antropólogos encontraram no Quênia um crânio que recebeu o nome científico de Homo rudolfensis. O fóssil foi datado em 1,9 milhão de anos e, segundo estimado pelos cientistas que realizaram a descoberta, seria de uma nova espécie humana, contemporânea ao Homo habilis.

3. Primeira pílula de prevenção ao HIV é aprovada nos EUA

       Em julho, a Food and Drug Administration (FDA), responsável pelo controle de remédios nos EUA, aprovou o que é considerada a primeira pílula capaz de agir na prevenção do vírus causador da AIDS, em indivíduos não infectados, o Truvada.
Antes da sua aprovação, vários estudos apontaram que o Truvada poderia se transformar em uma arma eficaz no combate à doença. Em um deles, por exemplo, realizado em casais em que um dos membros é portador do vírus, percebeu-se uma redução de até 75% no risco de contaminação. Segundo a FDA, a ideia é que a medicação seja usada por pessoas que estejam em alto risco de contração do vírus e que possam ter contato sexual com parceiros já portadores de HIV. O Truvada deve ser tomado diariamente e deve serusado junto a outros métodos de prevenção à doença, como sexo seguro, e testes regulares de HIV.

3. É detectado o Bóson de Higgs

          A teoria que previu a existência desta partícula foi elaborada nos anos 60, pelo cientista escocês Peter Higgs. O bóson de Higgs é uma partícula subatômica, parte do chamado Modelo Padrão, que descreve,
entre outras coisas, a constituição da matéria, e o bóson era a única partícula que ainda não havia sido observada.
Isso até julho de 2012 quando cientistas do CERN anunciaram ter encontrado uma partícula parecida com o bóson de Higgs. Apesar da cautela dos físicos em afirmar que a descoberta é o bóson, estimativas praticamente confirmam: a chance de a partícula encontrada não ser o bóson é de apenas uma em 3,5 milhões.
Os experimentos para detectar o bóson vêm sendo realizados há tempos. Mas apenas em com o Grande Colisor de Hádrons (LHC), o mais poderoso acelerador em atividade, é que foi possível detectá-lo.

4. Na Suécia, surge uma arma contra o Alzheimer

      O mal de Alzheimer é uma doença para a qual ainda não existe cura. Há, porém, uma nova vacina, em
testes no Instituto Karolinska, em Estocolmo (Suécia), e que parece ser capaz de combater a proteína beta-amiloide.
Esta proteína, quando processada de forma inadequada pelo corpo acaba por se tornar tóxica, acumula no espaço entre os neurônios e os destrói. Pois a vacina desenvolvida pelos cientistas suecos tem como foco atuar exatamente nas defesas do organismo contra a proteína em sua versão danosa. Já com a segunda fase de testes em humanos concluída, foi descoberto que 80% dos pacientes desenvolveram anticorpos contra a beta-amiloide danosa. O resultado promissor da pesquisa, explica a equipe, indica que a CAD106 pode ser um tratamento tolerável para pacientes portadores da doença a partir do seu nível mais leve até moderado.

5. Aquíferos gigantes são encontrados na África

      Pela primeira vez, é produzido um retrato completo do volume de água subterrânea na África. Um estudo da British Geological Survey constatou que a região conta com enormes aquíferos. Agora, cientistas acreditam que será possível desenvolver estratégias mais eficazes para contornar a demanda por água na região.
O estudo apontou que os maiores aquíferos estão localizados no mais improvável dos lugares: o norte da África, em países como Líbia e Sudão. Estimam que a quantidade de água sob o continente supera em até 100 vezes o volume encontrado na sua superfície.
A pesquisa ainda diz que mais de 300 milhões de pessoas não têm acesso à água potável na África. A extração, portanto, destes aquíferos pode ser essencial para o futuro das reservas de água doce do continente.

6. Cientistas russos finalmente chegam ao lago Vostok

      Depois de trinta anos de escavações, cientistas da Rússia conseguiram, enfim, chegar à superfície do
lago Vostok, na Antártida. Localizado há quase 4 mil metros de profundidade, o local abriga o que é considerada a água mais pura e antiga de todo o planeta.
A importância do anúncio vai além do fato de que o local é o maior lago subterrâneo do planeta. Um estudo aprofundado do ecossistema conservado na água poderá revelar novas formas de vida e ainda contribuir para uma maior compreensão de como aconteceu evolução de espécies antes da era glacial.
Descoberto em 1957, o lago Vostok tem 300 km de comprimento, 50 m de largura, 1 km de profundidade e é formado por uma grande massa de água doce, coberta por gelo há mais de 20 milhões de anos.

8. Encontrado o local mais antigo de reprodução dos dinossauros

     
     Paleontólogos da Universidade de Toronto Mississauga encontraram na África do Sul dez ninhos, cada um com cerca de 34 ovos, pertencentes a um dinossauro da espécie Massospondylus. A escavação, que teve início em 2006, descobriu o que é considerado o mais antigo local de reprodução dos dinossauros já encontrado, datado em mais de 190 milhões de anos.
A presença dos ninhos espalhados em uma pequena área trazem evidências de como era complexo o comportamento reprodutivo dos primeiros dinossauros. Os fósseis podem ajudar os cientistas a entenderem as estratégias para reprodução, bem como os estágios iniciais da evolução destes animais.
Outro ponto importante da descoberta é que, em alguns dos ovos, os cientistas conseguiram retirar restos embrionários do Massospondylus, e que podem também revelar informações importantes sobre a biologia desta espécie herbívora.

9. Agora veja algumas respostas que a ciência ainda não encontrou 

O manuscrito Voynich

O mapa de Piri Reis

O Santo Sudário

O Disco de Festos

O sinal “WOW!”

Kryptos

 Se voce quer saber um pouco mais sobre estes enigmas, CLIQUE AQUI

 Fonte: http://exame.abril.com.br/ciencia/noticias/9-descobertas-cientificas-importantes-feitas-em-2012#1

Att; Profª Atalia Lima

 

 

 

 

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário