terça-feira, 13 de setembro de 2011

Você Sabia?


Você já sabia que segundo alguns autores a maior célula do mundo é a gema do avestruz norte africano?
Mas vamos pensar juntos, pelo cumprimento... o neurônio apesar de ser microscópico passa fácil de 1 metro. Agora imagine só o tamanho de um neurônio do maior mamífero do mundo, o tubarão baleia; Deve ter bem mais que 3 ou 4 metros, dando uma lavada na gema do avestruz.


Porque a aranha não afunda em água parada?
Porque a água no estado líquido possui coesão entre moléculas,ou seja as moléculas da água ficam unidas causando a tensão superficial que impede não só as aranhas de afundar, mas todos os insetos de pequeno porte.


Porque a salada murcha se a temperarmos com vinagre ou limão, sal e azeite?
Por que quando fazemos isso a água existente nos vegetais tende a sair para dissolver o tempero que colocamos. Em outras palavras, as células dos vegetais da salada perdem água e murcham.


Você sabia que todos nós seres humanos somos mutantes?
Pois é verdade, a raça humana por si só, é mutante porque nenhum organismo é igual ao outro, cada um tem sua particularidade seja positiva ou negativa. E é essa diferença de adaptações genéticas que faz a espécie humana continuar existindo em um planeta repleto de mudanças.


Você sabia que o embrião pode começar a se formar nas tubas uterinas?
Damos o nome à esse tipo de gestação de gravidez tubária, é um dos casos de gravidez ectópica (fora do lugar) sendo de alto risco , podendo causar hemorragias internas e levar a morte se não tiver intervenção médica.


De onde veio a AIDS?
Presume-se que alguém, em Camarões( na África) , foi mordido por um chimpanzé ou cortou-se ao matar um, infectando-se com o vírus símio. Essa pessoa teria passado o vírus para outra, e assim por diante. Em algum momento dessa disseminação, o vírus se tornou mais letal para seres humanos do que para chimpanzés.


Será que a amazônia é realmente o pulmão do mundo?
Não! Hoje cientificamente falando, sabemos que a maior produção do oxigênio do planeta é feita pelas algas, zooplânctons e fitoplânctons (organismos marinhos fotossintetizantes).



Pode-se trocar a vitamina dos alimentos pelos vitamínicos da farmácia?
Sem sombra de dúvida, as vitaminas são para serem ingeridas nos alimentos. Quando o corpo começa a não trabalhar bem, é porque está sentindo falta de algumas vitaminas essenciais ao organismo. Nesse caso, os  vitamínicos, entram como remédios e devem ser tomados com orientação médica. 


Não tem problema tomar banho depois de comer?
Depende! Se a água for fria não há problema algum, porém se a água estiver quente há um risco de prejudicar o bom funcionamento da digestão, já que a água quente dilata os vasos sanguiíneos, facilitando o contado destes com a pele. Isso faz com que o corpo perca calor, diminuindo a temperatura interna.


É possível uma pessoa obesa ser desnutrida?
Sim, a obesidade indica que a pessoa tem grande quantidade de reserva de gordura. Mas isso não significa que os alimentos consumidos por ela supriu a necessidade nutricional corretamente. Isso porque na maioria dos casos as pessoas engordam tendo má alimentação.


Como a respiração boca a boca funciona se sopramos gás carbônico?
Inspiramos cerca de 2,6 mililitros de oxigênio do ar, mas não aproveitamos tudo, apenas 0,62 mililitros, o restante sai por expiração. O que é suficiente para salvar uma vítima de afogamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário