terça-feira, 7 de maio de 2013

Por que o Feijão Germina no Algodão?

Como Visto em sala;
       Plantas que são fotoblásticas positivas germinam na presença de maior quantidade de luz, por isso são plantadas em solo raso, diferente das plantas fotoblásticas negativas que necessitam de ambiente mais escuro, sem a presença de raios solares. 
       Pois bem, o feijão é uma planta fotoblástica positiva. Necessita da incidência de raios solares para se desenvolver e por este motivo são plantados perto da superfície do solo. Nesse sentido, também conseguem germinar no algodão desde que esteja úmido o suficiente para fornecer a quantidade de água necessária para o desenvolvimento germinativo.
     Lembrando que no processo fotossintético a planta absorve o CO2 da atmosfera e a água do solo pelas raízes para realizar a etapa fotoquímica.
 
       A semente é o primeiro passo para o desenvolvimento da planta, desta forma uma semente é como uma pequena cápsula, que contém um embrião em vida latente dentro dela. A vida dentro das sementes se mantem graças às fontes e reservas de alimento e água, que mantém o embrião dentro dela vivo. Sem condições ambientais favoráveis, a semente fica dormente ou em estado inativo. 
    Quando as condições externas se tornam favoráveis, o processo de metabolismo é iniciado e as sementes germinam. E ela agora está pronta para crescer e se tornar uma planta adulta. Então, simplesmente, a germinação é um processo que inclui várias mudanças que ocorrem a partir da semente inativa até o momento em que condições externas favoráveis são fornecidas para que a semente brote.

Att Profª Atalia Lima

3 comentários:

  1. Professora qual e a explicaçao desta experiencia

    ResponderExcluir
  2. A pequena cápsula, que contém um embrião,pode prejudicar na alimentaçao humana?

    ResponderExcluir
  3. porque depois de 15 dias o feijão morre

    ResponderExcluir